21/03/2013

O meu marido é o melhor do mundo

Porque quando o médico do trabalho me mandou para casa de fim-de-semana prolongado, ele tratou de tudo para eu poder ficar o dia seguinte a dormir e até aspirou o meu carro. E eu dormi vinte horas seguidas e sinto-me muito melhor.

17/03/2013

Sutra (2008-2013)

Meu anjo da guarda minha companhia,
guardai minha alma de noite e de dia.

Foi em pouco tempo. A Sutra adoeceu, estava com o pelo baço e gania baixinho. Em menos de um mês tinha um tumor infectado no peito. Foi-lhe diagnosticada leishmaniose. 
Começou-se o tratamento na esperança de o tumor regredir. Voltou o apetite e o pêlo tornou-se outra vez brilhante. A leishmaniose estagnou, mas o tumor não. Afinal eram duas coisas distintas. 
A Sutra coçava-se a toda a hora. Interrompia a corrida no parque para se coçar. Rebentaram tumores pela pele toda. Um cheiro pútrido e fétido encheu a casa e espalhou-se pelo hall do prédio. Tínhamos a casa coberta de pingas de sangue e pedaços de tumor espalhados pelo chão, que ela arrancava de tanto se coçar.
O veterinário achou que era demais. Nós concordámos.
Adormeceu com a cabeça nas minhas mãos e apagou-se calmamente. O meu anjo da guarda, o meu cão, morreu.
Obrigada por tudo, minha amiga. Eu já não tenho medo, já não preciso de ti. Podes ir. Obrigada, obrigada.

05/03/2013

Os meus filhos são uns selvagens

Segunda-feira ao principio da noite, a chamada "hora da loucurinha cósmica" cá em casa. 
Estamos todos em casa e o pai decide ir passear o cão. Eu pego no Novo Biscoito para o ir deitar e deixo os dois Biscoitos mais velhos na cozinha, sentados à mesa a começar a jantar.
Ponho o novo Biscoito na caminha de grades e começo a despi-lo para lhe mudar a fralda. Viro-me por um milésimo de segundo para alacançar a fralda nova e ele começa a rir-se - está a fazer chichi por cima de tudo o que a cama tem, a saber, um edredão, uma almofada, um cobertor e três peluches, mais a fralda suja e as calças. Pego no Novo Biscoito e coloco-o no chão, tiro tudo se cima da cama numa grande trouxa de roupa cheia de chichi, mais a fralda e o João, que era suposto estar ao meu lado, afinal está na sala a chorar. Corro para ver o que se passa (que o choro era de aflição) e tropeço no carrinho que o Outro Biscoito deixou estacionado mesmo à frente da porta. Estatelo-me em grande estilo no chão, mais a trouxa de roupa cheia de chichi e a fralda suja, mas ainda consigo ver que o motivo do choro é o Outro Biscoito a puxar o Novo Biscoito por uma perna, enquanto este tenta desesperadamente manter-se em cima do sofá. Nesse preciso instante, o Biscoito que ficou sentado à mesa a jantar, cai do banco (como raio é que uma pessoa tropeça sentada isso é que eu não sei) e leva o prato com o jantar e tudo o que consegue alcaçar atrás, jantar, loiça, copos de àgua, tudo espalhado no chão numa confusão de ervilhas e cacos. Fecho-me no quarto a chorar até o marido chegar e me dizer que vai ficar tudo bem. 

Passei o resto da noite a afogar as mágoas ao longo de duas horas de Clive Owen e Til Schweiger em versão alta idade média (muito sexy, por sinal).


02/03/2013

O meu país descontente com o rumo da Democracia.

Nunca na minha vida pensei ir para a rua gritar contra um governo democraticamente eleito.
Foi de partir o coração ver os avós que lutaram contra a ditadura, pais que lutaram na guerra, amigos que nasceram no ano das primeiras eleições democráticas gritar "Abaixo o governo".
Nunca ninguém alguma vez sonhou chegarmos a este ponto.
Não foi este o país que sonharam para mim. Não é este o país que eu quero para os meus filhos.
Hei-de ir para a rua gritar por um Portugal melhor as vezes que forem necessárias até isso acontecer. Acompanhada pela memória de todos aqueles que morreram pelo sonho de um país democrático, e pelos que todos os dias lutam por um futuro melhor.

SOMOS DEMOCRACIA
SOMOS MANIFESTAÇÃO
SOMOS JUSTIÇA E
SOMOS REVOLUÇÃO!