24/10/2008

Porque sim

Outro dia, estando eu a navegar alegremente à procura de emprego, dou de caras com uma oferta para um estágio que eu nunca haveria de conseguir no estado em que está minha vida actual. Para além do CV em anexo, pedia que enumerássemos "dez autores e dez grandes livros que recomendariam para leitura, justificando os 3 primeiros itens de cada lista." Passei a manhã toda a fazê-la, sem qualquer intenção de enviar.
Deu-me pano para mangas. Mudei-a quatro vezes e ainda não sei qual a razão "adulta" de recomendar os três primeiros.
Sei qual a razão "miúda" de os recomendar a todos: porque sim. Porque são bons e estão bem escritos. Porque os li quando era catraia e nunca mais me esqueci deles. Porque de uma maneira ou de outra, tornei a lê-los várias vezes vários anos depois. Porque leio alguns deles aos meus filhos e acho que ninguém deve chegar à idade adulta sem os ler. Salva-se um ou dois de temas francamente pesados para um precioso cérebro em crescimento.
Aí vai:

1. Maurice DRUON, "Le Roi de Fer", vol. I, col. "Les Rois Maudits", 7 volumes;
Porque toda a gente devia ler estes livros para aprender a escrever um romance histórico como deve ser, para aprender a escrever uma trama apaixonante, para aprender a encadear as palavras de uma forma perfeita e exacta, para aprender a escrever ponto.

2. Susanna CLARKE, "Jonathan Strange e o Sr. Norrel"
Porque de certeza que esta senhora leu os livros do ponto 1, seguiu os meus conselhos e não se esqueceu de ser ciança.

3. Patrick SüSSKIND, "O Perfume"
Porque foi a primeira vez que me apaixonei por um livro. O livro tinha um cheiro imaginário intenso que se colava à minha pele e aos meus olhos e só me largava quando adormecia profundamente. Li-o quatro vezes, cada uma das vezes mais intensamente que a anterior.

4. Leon URIS, "O Haj"
O meu primeiro livro de adulto lido voluntariamente. Depois dele, passei a seguir mais atentamente os noticiários e a ter opinião própria sobre a "comunidade internacional".

5. J.K. ROWLING, "Harry Potter e a Pedra Filosofal", col."Harry Potter", 7 volumes
Porque sim, porque sim porque sim. Todos, sem excepção. Uma boa introdução ao ponto seguinte.

6. J.R.R. TOLKIEN, colecção "O Senhor dos Anéis", 3 volumes
Porque sim, e só depois de ler "O Hobbit".

7. Rudyard KIPLING, "O Livro da Selva"
Porque ninguém deve chegar à idade adulta sem o ler.

8. Antoine de SAINT-EXUPÉRY, "O Principezinho"
Idem.

9. J. M. BARRIE, "Peter Pan e Wendy"
Ibidem.

10. João AGUIAR, "O Homem sem Nome"
Porque é perfeito.

Sem comentários: