27/11/2007

Clementinas


À medida que as clementinas vão desaparecendo do cesto da fruta e eu vou suportando melhor o mundo odorífico que me rodeia, não posso deixar de pensar se este nascimento será tão fácil como o primeiro. O Biscoito nasceu tão depressa que o Ricardo nem teve tempo de terminar o amoço.
Não tive dores por aí além, mas estava extremamente cansada de não dormir nessa noite por causa dos berros e gemidos das minhas colegas de parto. Elas não descansaram a noite toda, nem me deixaram descansar. Foram todas corridas a cesariana. Bem feita.
De conversa com a Carelle, que também está grávida, soube que a filha, que teve o bom senso de nascer na Alemanha, teve o que chamamos de nascimento humano. A Carelle fez acumpunctura e eu levei uma epidural; ela teve toda a gente à cabeceira e eu ia parindo no corredor; ela nem teve baby blues; eu tive uma depressão que durou um ano. Como é óbvio, a Carelle vai voltar à Alemanha para ter o segundo filho. Mas a mim não me apetece ter o filho na Alemanha.
Ao contrário do primeiro parto, este segundo será num hospital público. Começo a pensar se será boa ideia. Acho que toda a minha família nasceu lá,o que me parece um bom augúrio. Presumo que esteja mais bem preparada emocionalmente do que no primeiro parto e consiga lidar bem com enfermeiras apressadas e médicos atarefados.
Como vai ser um nascimento via Serviço Nacional de Saúde, começa bem: soube hoje que a minha ecografia da 12ª semana vai ser adiada até janeiro, qundo eu tiver 16 ou 17 semanas de gestação, porque o médico vai de férias nessa altura. Agora só tenho de tentar encontrar outro médico do SNS que me faça uma ecografia na altura certa. Ao menos, o laboratório de análises é aqui mesmo ao pé de casa (etapa superada!). Estou muito tentada a contratar uma doula para me apoiar nesta gravidez. Não as conhecia aquando da primeira, mas a procura de informação sobre o pós parto levou-me a elas.
Tive um puerpério terrível. Descobri agora que as ameixas e os alperces secos têm mais ferro que os comprimidos e não provocam obstipação. Por conseguinte, não tomo mais comprimidos de ferro. Não volto a passar pelo mesmo.
A enfermeira da consulta de saúde materna quase me repreendeu por eu ter engravidado sem ter feito exames de saúde prévios, ao que eu respondi que eu e o meu marido éramos dadores de sangue, saudáveis e já tiveramos uma experiência anterior bem sucedida, e mais, não fazia ideia de que fosse necessário uma análise ao sangue antes de engravidar. Ela ficou chocada, mas não mais do que eu.
Vou comer mais uma clementina. A sexta ou sétima do dia.

Sem comentários: