18/05/2007

Romance

Se há coisa que me irrita profundamente, é gastar pipas de massa em livros sobrepublicitados e que, invariavelmente, ficam aquém das expectativas. Estava eu a tomar um aromático café e a falar sobre isso mesmo, quando me dei conta que tinha acabado de gastar €22 num livro desses. Sim, gastar. E nem tinha passado do 1º capítulo.
Como nestes últimos e noutros tantos que passaram pelas minhas prateleiras.
Por outro lado, e enquanto falava mal de traduções pior que péssimas, lembrei-me que nas minhas estantes também os havia de suprema qualidade, de tal forma que pensei seriamente em encomendar as versões de bolso para ler os originais.
Por exemplo, destes todos já só me falta este que vou deixar para alguém me oferecer pelo Natal, e não duvido que acabe a comprar toda a obra do Maurice Druon em edição de bolso não traduzida, tal o prazer de os ler.
Também gostei muito deste , que me surpreendeu e até escrevi um mail à autora só a dizer bem,
e deste ,que me surpreendeu ainda mais pelo latim,
e sei que vou gostar deste cuja leitura interrompi para parir um rapaz e ainda não o retomei.
Grande falha, garante-me quem mo ofereceu.
Encontre-se neles um denominador comum - todos eles são romances históricos, mais ou menos seculares. E são sempre histórias prodigiosas. Ah, um dia também hei-de escrever um.

Sem comentários: