30/01/2008

O bebé cai


O Biscoito tem vindo a aprender sem pudores os factos da vida.
Sabe que os meninos têm pilinha e as meninas pipi.
Que todos temos maminhas, mas que as das mães são grandes.

Sabe que os bebés crescem nas barrigas das mães.
Para que nunca pense que veio de cegonha no último expresso de Paris, já tratámos de lhe explicar que os bebés são feitos pelas mães e pelos pais, que o mano cresce na barriga da mãe e que quando estiver grande sai cá para fora.

Ele diz que o bebé cai - pum - e faz uáá uáá.
Já lhe tentei explicar que o bebé não cai coisa nenhuma, que a mamã segura nele antes de bater com a cabeça no chão, mas parece-me que o Biscoito acha muito mais divertida a ideia de um bebé a chorar porque caíu.

A minha mãe ensinou-me tudo o que eu precisava de saber através deste livro (Peter MAYLE, De onde viemos?; ed. Mosaico; São Paulo, 1973), e mais de vinte anos depois, ensino eu ao meu filho.
Há livros assim, como o
Dr. Spock, A Menina do Mar, ou as 365 Histórias de Encantar, que atravessam reedições e gerações.

Sem comentários: