20/05/2008

Sopa de Peixe

(olha aqui a foto que falta)

Há coisas assim. De repente, dou de caras com um qualquer prato que me dá a volta às papilas gustativas.
Como a mousse de chocolate do restaurante na rua por trás da Unicef aqui em Lisboa, ou o bitoque do lombo de Alcabideche, ou as migas de espargos do restaurante no terminal rodoviário de Arraiolos, ou as sardinhas de fim de agosto do restaurante junto ao castelo de Sines, ou a sopa de peixe no mercado de Portimão.
Sou capaz de esperar um ano inteiro pela oportunidade de sentir novamente esses sabores saltitarem-me no palato sem nunca o provar noutro lado (excepto o bitoque, ou não fosse eu alfacinha de gema) - porque em tal sítio é que é bom.
Pois aconteceu. Era inevitável, de tão prendada cozinheira me tenho tornado. A verdade é que apesar de o peixe não ser o mesmo, o sabor é absolutamente inesquecível, e fi-la eu na minha cozinha.
Então é assim: tome-se a maior panela que houver na cozinha e faça-se um refogado decente com azeite, louro, cebola, alho e pimentos, tudo miúdinho; despeje-se polpa de tomate e caldo de marisco simples; junte-se três ou quatro vezes a medida do caldo de marisco em caldo rico de peixe e mais as massinhas-cotovelo; depois meta-se o peixe quase no fim da cozedura, com os temperos rectificados, juntem-se os camarões, os mexilhões e os coentros.
Bom apetite!

Sem comentários: