17/03/2013

Sutra (2008-2013)

Meu anjo da guarda minha companhia,
guardai minha alma de noite e de dia.

Foi em pouco tempo. A Sutra adoeceu, estava com o pelo baço e gania baixinho. Em menos de um mês tinha um tumor infectado no peito. Foi-lhe diagnosticada leishmaniose. 
Começou-se o tratamento na esperança de o tumor regredir. Voltou o apetite e o pêlo tornou-se outra vez brilhante. A leishmaniose estagnou, mas o tumor não. Afinal eram duas coisas distintas. 
A Sutra coçava-se a toda a hora. Interrompia a corrida no parque para se coçar. Rebentaram tumores pela pele toda. Um cheiro pútrido e fétido encheu a casa e espalhou-se pelo hall do prédio. Tínhamos a casa coberta de pingas de sangue e pedaços de tumor espalhados pelo chão, que ela arrancava de tanto se coçar.
O veterinário achou que era demais. Nós concordámos.
Adormeceu com a cabeça nas minhas mãos e apagou-se calmamente. O meu anjo da guarda, o meu cão, morreu.
Obrigada por tudo, minha amiga. Eu já não tenho medo, já não preciso de ti. Podes ir. Obrigada, obrigada.

Sem comentários: