26/11/2008

Vizinhança

Há vizinhos assim e vizinhos assado. Há os que passam por nós nas escadas, bom dia boa tarde e é tudo, há os que nos seguram a porta para passarmos com os sacos das compras e há os que da janela nos vêem a procurar a chave e carregam no trinco para a porta abrir. Os meus vizinhos são assim, estes últimos.
São dos que tomam conta dos Biscoitos por um instante enquanto eu vou com o cão à rua, são dos que nos convidam para provar aquele bolo especial, para ver o quadro que acabaram de pintar, que acham graça às rosnadelas da Sutra e não se incomodam nada com os berros dos miúdos, dos que nos perguntam se estamos melhor da constipação, se a entrevista correu bem. Dos que se queixam à porteira que a Sutra fez xixi no tapete, mas que não faz mal, coitadinha, ainda é cachorra, dos que apanham as molas que o Biscoito atira lá para baixo e mas entregam na primeira oportunidade, dos que deixam os miúdos brincar juntos em vez de dormirem a sesta.
Eu gosto destes meus vizinhos, tão diferentes, tão humanos, tão amáveis. Fazia-me falta uma vizinhança assim. Vizinhos a sério. Solidariedade de vão de escada. Tivesse eu quintal, haveria de fazer um churrasco de Natal com todos eles.

Sem comentários: